Diferença entre as válvulas globo e a gaveta

Diferença entre as válvulas globo e a gaveta

As válvulas globo e gaveta são frequentemente usadas em diversas aplicações  industriais. Apesar de serem parecidas, ambos os componentes têm funções distintas. Antes de partir para algumas das características, vamos falar o que são essas válvulas.

As válvulas globo são componentes manuais mais apropriados para controlar a vazão ou pressão de fluido, em função da linearidade de abertura e fechamento do seu obturador. Entre os seus modelos, a mais usada é a convencional, também conhecida como globo reta ou T.

Já a válvula gaveta é uma das mais utilizadas na indústria para bloqueio. Esse componente é eficiente para escoamento do fluxo e, mesmo sob altas pressões e temperaturas, deve ser operada totalmente aberta ou fechada. Sua vedação ocorre com a pressão do fluido empurrando a cunha contra sua sede. Pode ser fabricada com haste ascendente, para pressões maiores, e haste fixa, para baixas pressões e locais com espaço limitado de instalação e operação. 

 

Características das válvulas globo e gaveta

A comparação entre as válvulas globo e gaveta é comum para engenheiros e técnicos, pois ambas são usadas em conjunto nos sistemas de tubos. Pensando nisso, separamos algumas das diferenças entre os componentes em três tópicos. Acompanhe:

 

Áreas de aplicação 

Como as válvulas globo oferecem um bom controle para regular o fluxo de líquido ou gás, elas geralmente são utilizadas em operações frequentes de abertura e fechamento de linhas, como acontece com a indústria de gás e petróleo, a qual exige um efetivo controle de vazão em qualquer nível desejado.

Já as válvulas gaveta podem ser encontradas em diversos sistemas de distribuição, em decorrência da sua capacidade de cortar líquidos. Sua aplicação pode ser vista em setores químicos, de usina, mineração, alimentício e hidráulico.

 

Funcionamento

Em razão de sua abertura linear e o fechamento mais eficaz do seu obturador, as válvulas globo são mais adequadas para controlar ou impedir a vazão ou pressão de fluido de um determinado líquido ou de um gás, através de um tubo ou sistema de distribuição.

O funcionamento da válvula gaveta ocorre de três modos. No sentido horário, o vapor e a gaveta são movidos na direção descendente, para evitar o vazamento de fluido. No anti-horário, a válvula será aberta e o portão movido na direção ascendente através do fluido. No modo semiaberto, não é recomendável abri-la assim, por causa da erosão da gaveta com o fluido, que será atingido.

 

Modelos

Construídas em diversos tipos, conheça os modelos das válvulas globo:

  • Globo reta ou T: o modelo mais convencional da categoria.
  • Angular: são componentes com atuador pneumático integrado e corpo de passagem tipo Y, com elevado coeficiente de vazão.
  • Y ou 45°: impede o vazamento total de fluidos e é importante para a segurança dos operadores.
  • Aerodinâmicos: proporciona mínima perda de carga possível em condições mais severas.
  • Fundo de tanque: sua função é liberar e reter o produto.
  • Agulha: é recomendada para controlar o fino controle do fluxo.
  • Globo não retorno: bloqueia e protege o equipamento contra o fluxo reverso.

Agora, conheça os modelos das válvulas gaveta:

  • Haste ascendente: desenvolvida em forma forjada, fundida, ferro e bronze.
  • Haste fixa: desenvolvida em aço, ferro ou bronze.
  • Fecho rápido: desenvolvida em bronze.

 

Conheça as válvulas gaveta e globo distribuídas pela Casa das Válvulas

A Casa das Válvulas distribui as válvulas globo e  gaveta dos melhores fabricantes. A nossa localização estratégica em Contagem (MG), próxima às BRs 381, 040 e 262 e MG 040, facilita o trabalho de logística e das transportadoras, permitindo uma entrega mais rápida em todas as regiões do país. Nossa empresa está preparada e estruturada para atender seus pedidos e garantir a entrega dos seus produtos!

Deixe uma resposta

*