Como e onde usar uma válvula redutora de pressão?

Como e onde usar uma válvula redutora de pressão?

Uma válvula redutora de pressão é um elemento crítico na maioria dos sistemas onde líquidos ou gases são transportados para processamento de algum tipo.

Indústrias como cerveja e destilação, farmacêutica, alimentos e bebidas incorporam válvulas redutoras de pressão para garantir a segurança dos operadores e o uso eficaz do equipamento em níveis de eficiência ideais.

Que tal darmos uma olhada no que uma válvula redutora de pressão faz em um ambiente de processamento?

O que é uma válvula redutora de pressão e o que ela faz?

As válvulas redutoras de pressão controlam a pressão de um fluido ou gás para mantê-lo dentro de uma faixa de valor desejada. É uma válvula aberta em seu estado padrão e é instalada a montante do equipamento sensível à pressão. A função primária de uma válvula redutora de pressão é combinar o fluxo de entrada com a demanda de saída, enquanto mantém uma pressão de saída suficientemente constante.

Embora seja importante que a pressão controlada não varie da taxa especificada, também é importante que qualquer fluxo através da válvula seja estável e a pressão regulada não esteja sujeita a oscilação excessiva. As válvulas redutoras de pressão foram desenvolvidas especificamente para superar esse desafio.

Em que consiste uma válvula redutora de pressão?

Uma válvula redutora de pressão compreende um inibidor, uma carga e um elemento de medição.

O inibidor é a parte da válvula que pode fornecer uma restrição variável ao fluxo, como uma válvula esférica ou borboleta.

A carga é o componente que pode aplicar a força contrária necessária ao elemento de restrição. Pode ser uma mola, um atuador de pistão ou um diafragma, que às vezes pode agir em combinação com uma mola.

A função do elemento de medição é determinar quando o fluxo de saída é igual à pressão necessária. A carga em si é frequentemente usada como um elemento de medição, mas em sistemas mais complexos pode ser empregado um medidor de fluxo que é ligado ao atuador do inibidor.

Como funciona uma válvula redutora de pressão?

As válvulas redutoras de pressão funcionam reduzindo a quantidade de fluido ou gás que passa por um tubo. Os fluidos que estão sendo forçados através dos tubos em alta pressão antes da válvula são desacelerados após a válvula.

Quando o líquido entra na válvula com uma pressão mais alta do que a desejada, o mecanismo de carga interno contraria a pressão que, por sua vez, ativa o inibidor para estreitar o fluxo de água de saída.

Onde as válvulas redutoras de pressão são usadas?

A principal aplicação da válvula redutora de pressão é a montante de equipamentos que podem ser danificados por pressões mais altas. Eles são comuns em sistemas de vapor de alta pressão, como mecanismos de limpeza Clean in Place (CIP) e compressores de ar, além de qualquer sistema em que seja importante controlar a pressão de um gás ou líquido.

Válvulas redutoras de pressão para a indústria de processamento

As válvulas redutoras de pressão são amplamente utilizadas no processamento para garantir a consistência do fluxo e o desempenho ideal do equipamento. A Casa das Válvulas disponibiliza uma série de válvulas redutoras de pressão, destinadas ao uso em vapor, ar comprimido, gases inertes industriais e líquidos.

Elas foram desenvolvidas principalmente para reduzir a pressão do vapor em sistemas de energia e processos onde é fundamental que as pressões sejam mantidas constantes.

As válvulas redutoras de pressão da fornecidas por nós e produzidas pelos principais fabricantes do Brasil e do mundo, apresentam uma série de benefícios, como:

  • balanceamento de pressão e haste do obturador sem atrito através do uso de foles de alta durabilidade;
  • construção resistente
  • excelentes para turndowns de alta pressão
  • atuadores comutáveis

Quer entender mais sobre a válvula redutora de pressão e qual modelos será o melhor para o seu processo? Converse com um de nosso representantes comerciais!

Deixe uma resposta

*