• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Importância das válvulas de retenção em sistemas hidráulicos

Importância das válvulas de retenção em sistemas hidráulicos

A válvula de retenção, conhecida como válvula antirretorno (NRV) ou unidirecional, é um dispositivo mecânico utilizado para impedir o refluxo em um sistema de tubulação.

Com duas aberturas na entrada e saída do corpo, esse componente serve para obstruir o fluxo do fluido para uma única direção. Ou seja, não deixa ele circular para o sentido contrário.

A válvula de retenção pode ser utilizada em ambientes domésticos, assim como em sistemas hidráulicos para controlar a direção do material. O seu uso pode ser experimentado em diversos setores, entre os quais o siderúrgico.

Válvulas de retenção: proteção contra golpes de ariete em bombas

Para aproximá-la da nossa realidade, as válvulas de retenção podem ser vistas nas bombas de porão ou no sistema de bombeamento da cisterna. Geralmente, são implantadas na linha de descarga da bomba.

Elas também podem ser encontradas nas bombas das indústrias ou nas aplicações pneumáticas em sistemas de pinças de vácuo que contenham múltiplas aberturas de sucção para fechar ventosas.

Sendo assim, as válvulas de retenção também são utilizadas, principalmente, para proteger bombas, equipamentos e sistemas, pois suporta temperaturas e pressões elevadas.

Implantada no início da tubulação de recalque, entre a saída da bomba e antes do registro da gaveta, esse componente protege as bombas contra golpes de aríete, quando há uma parada forte no escoamento.

A importância das válvulas de retenção em sistemas hidráulicos

A válvula de retenção funciona a partir da própria energia gerada pelo fluido e se fecha de maneira automática. 

Por isso, além do setor siderúrgico, esse componente também é recomendável em indústrias químicas, petroquímicas, mineração, sucroalcooleiras, saneamento, refrigeração, geração de energia, papel e celulose. 

Ela suporta fluidos abrasivos ou corrosivos, como o vapor, ar, gás de carvão ou de óleo em condições de temperatura alta ou baixa. Para sistemas hidráulicos, a sua importância se destaca por quatro motivos:

  • Bloqueia picos de pressão;
  • Interrompe o fluxo de óleo no acumulador;
  • Impede a drenagem das linhas de óleo;
  • Não permite que o fluxo de óleo da bomba online passe para a offline.

Sendo assim, podemos concluir que as válvulas de retenção são responsáveis para impedir o refluxo em um sistema hidráulico.

A Casa das Válvulas é referência na distribuição de válvulas de retenção

Diferentemente de outros componentes, a válvula de retenção funciona mesmo que a instalação perca o ar, eletricidade ou o técnico interfira de forma manual no sistema, que abre ou fecha por meio da própria pressão do fluido.

Na Casa das Válvulas, você encontra diversos modelos de válvulas de retenção para evitar o refluxo no sistema. Visitando o nosso site, você consegue saber as especificidades técnicas de cada uma.

Em caso de dúvidas, preparamos um material especial sobre válvulas de retenção. Entre em contato conosco. Nossa equipe de consultores está pronta para te atender e responder suas dúvidas.

Deixe uma resposta