Aço Inox OD: conheça a linha sanitária usada na indústria de alimentos

Aço Inox OD: conheça a linha sanitária usada na indústria de alimentos

Com aplicações em vários segmentos do mercado, resistentes e inoxidáveis, os componentes feitos com aço inox OD atendem a diversos tipos de demandas e mercados. A indústria de alimentos é uma delas.

Para isso, esse elemento precisa ser composto de algumas características especiais, que justificam sua atuação na indústria de alimentos, segmento tão exigente quando o assunto é confiabilidade e esterilização.

A norma OD

A norma OD aplica-se para que haja a padronização desse material, o tubo de aço inox OD. Portanto, pra ser comercializado ele precisa estar de acordo com ela.

OD,a sigla para outside diameter, refere-se ao diâmetro externo com a medida de 1 polegada, que equivale a 25,40mm.

A espessura designa se esse aço está dentro da norma. Nos Estados Unidos, por exemplo, usa-se a sigla NPS, ou Nominal Pipe Size, ou Diâmetro Nominal de Tubos.  Já na Europa, usa-se a DN (diâmetro nominal).

A indústria de alimentos

Apesar de não obrigatório, o uso de aço inox tem sido recorrente na indústria de alimentos por oferecer mais segurança, higiene e durabilidade.

Esse material é resistente à corrosão e mecânica, funcionando bem em variações de temperatura. Nesse aspecto, é superior ao plástico, o alumínio ou mesmo o ferro.

Suas principais características, são:

– O material evita a contaminação por meio do contato com microorganismos e substâncias estranhas;

– É inerte à maior parte dos compostos liberados pelos alimentos em produção, incluindo aditivos químicos;

– Não cria microfissuras, evitando o desenvolvimento de bactérias;

– Pode ser usado em qualquer etapa da produção de alimentos;

– Mantém o sabor dos alimentos totalmente natural, assim como suas cores, prevenindo a contaminação de produtos perecíveis, como derivados de leite, alimentos processados e bebidas;

– Preserva a superfície livre de resíduos, o que é extremamente importante para a indústria alimentícia;

– É durável. Isso quer dizer que não precisa ser trocado por muitos anos, não deterioram com facilidade.

Aço inox OD: principais aplicações

Esses benefícios agem diretamente na aplicabilidade de equipamentos feitos em aço inox OD e, consequentemente, impactando na excelência da indústria de alimentos, desde o processamento, passando pelo armazenamento e distribuição, chegando ao final da cadeia, os produtos permanecem com as mesmas qualidades.

Tendo em vista que a segurança alimentar é uma situação obrigatória para toda e qualquer área voltada a alimentação, a legislação sanitária exige que os alimentos sejam produzidos em ambientes limpos e seguros.

Dentre tantos benefícios, podemos concluir que equipamentos fabricados com o aço inox OD atestam higienização, segurança, neutralidade química e biológica, podendo ser usados no processamento de qualquer tipo de alimentos ou bebidas.

A Casa das Válvulas possui um portfólio diverso para essa indústria e muitos outros segmentos. Entre em contato conosco e conheça nossos produtos e soluções.

Deixe uma resposta

*