+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
Por que usar conexões de aço inox? O aço inoxidável é um material versátil, usado em muitas aplicações diferentes. Os dois tipos mais comuns de aço inoxidável são o austenítico, que é altamente resistente à corrosão e o ferrítico, que é magnético.
Neste blog, vamos detalhar o básico do que é o aço inoxidável austenítico, os principais benefícios que ele oferece e onde os usos de conexões de aço inox podem ser mais benéficos.
Todos os aços têm a mesma composição básica de ferro e carbono junto com o níquel, mas o aço inoxidável também contém cromo – a liga que confere ao aço inoxidável sua conhecida resistência à corrosão.
O aço inoxidável austenítico contém altos níveis de cromo e níquel e baixos níveis de carbono, proporcionando um equilíbrio entre resistência, trabalhabilidade e resistência à corrosão. As ligas de aço inoxidável padrão usadas em tubos e conexões de aço inox contêm entre 18-20% de cromo e 8-12% de níquel, bem como pequenas quantidades de carbono 0,08% e manganês 2%. O aço inoxidável austenítico tem a maior resistência à corrosão e é o tipo de aço inoxidável mais usado em todo o mundo.
O aço inoxidável oferece uma ampla gama de benefícios para engenheiros e projetistas de tubulação, como:
A combinação de resistência à corrosão com alta resistência permite a redução da espessura e peso da parede. O aço inoxidável é resistente ao calor e aos danos químicos. Ele pode suportar taxas de fluxo muito altas – superiores a 40 m/s, tornando-o capaz de suportar a exposição de longo prazo aos elementos em praticamente qualquer ambiente.
Conexões de aço inox podem ser utilizadas em todos os tipos de água, inclusive na água potável de abastecimento público. Tem excelente resistência a toda a gama de águas potáveis, incluindo vários níveis de cloreto. Ao final de sua vida útil, o aço inoxidável é totalmente reciclável e retém um valor de sucata residual maior do que o aço comum.
O aço inoxidável é de baixa manutenção e não requer revestimento adicional, tanto em aplicações internas quanto externas. A vida útil esperada de conexões de aço inox é de mais de 50 anos, reduzindo o tempo de inatividade do sistema, os custos de substituição e manutenção ao longo da vida útil da instalação.
Com todos os benefícios que vêm com o aço inoxidável, existem igualmente muitas aplicações em que esses acessórios podem ser utilizados. Aqui estão algumas das principais áreas benéficas:
Há uma variedade de conexões de aço inox no mercado, as mais comuns são buchas, caps, acoplamentos, cruzetas, cotovelos, bujões, tês, uniões e, claro, válvulas. As classes mais utilizadas são 304 e 316, ambas disponíveis na opção de padrão pesado e leve e com uma vasta gama de tamanhos.
Quando se trata de válvulas e conexões de aço inox, há uma variedade de perguntas que podem surgir de tempos em tempos. Por isso, para esclarecer ainda mais nosso tema, respondemos algumas perguntas frequentes sobre conexões de aço inox:
Sim, tubos e conexões de aço inox são muito utilizados em aplicações que exigem materiais especiais para o transporte de água potável e alimentos. Dependendo do grau de utilização é possível solicitar materiais na norma ASTM A312 Grade 304L, 316L, 316ti, 321/H, 347/H, 304H, 904L.
A resposta é não, os dois produtos não são mutuamente exclusivos. Você deve usar fitas especiais em conjunto com o composto de vedação de rosca para evitar vazamentos ou engripamento das roscas causadas pela oxidação. Os dois componentes juntos são uma técnica comprovada para uma conexão à prova de vazamentos.
Normalmente, os produtos de aço inoxidável 304 e 316 não contém chumbo. No entanto, a contaminação por chumbo pode ocorrer durante o processo de fabricação. Para ter certeza, verifique o símbolo sem chumbo no produto ou consulte seu fornecedor.
De forma mais direta, o produto de aço inoxidável 316 é mais resistente à corrosão, especialmente em ambientes salinos ou clorados. Isso se deve ao aumento do percentual de níquel no aço inoxidável 316, além de ter 2%-3% de molibdênio adicionado ao produto, enquanto o aço inoxidável 304 possui maior concentração de cromo.
Sim, os produtos de aço inoxidável podem ser usados no processamento de alimentos porque o aço inoxidável 316 é um produto mais resistente à corrosão dos que geralmente são usados nesta aplicação, mas isso não significa que o aço inoxidável 304 não possa ser. Dependendo da aplicação também é adequado.
Não recomendamos que você conecte metais diferentes na mesma linha. Portanto, você não deve conectar um produto de aço inoxidável a um material de bronze, latão ou galvanizado. No entanto, você pode interligar conexões de aço inox a PVC e plásticos.
A Casa das Válvulas distribui conexões de aço inox dos melhores fabricantes do mercado. A nossa localização estratégica em Contagem (MG), próxima às BRs 381, 040 e 262 e MG 040, facilita o trabalho de logística e das transportadoras, permitindo uma entrega mais rápida em todas as regiões do país. Nossa empresa está preparada e estruturada para atender seus pedidos e garantir a entrega dos seus produtos! Entre em contato com nossa equipe comercial!
Deixe um comentário