+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
As válvulas são uma daquelas invenções críticas, mas que passam despercebidas por muitos. Elas desempenham um papel importante em nosso mundo, controlando, regulando, orientando e direcionando o fluxo de diversos tipos de líquidos, gases, vapor ou materiais fluidos.
Feitas de aço, ferro, bronze ou PVC, podem lidar com altas temperaturas e pontos de pressão. Em certas aplicações, a velocidade, que é controlada pela válvula, é vital para o sucesso do sistema em que é aplicada e pode ser controlada manualmente ou automatizada.
Em todos os setores, existem vários tipos de válvulas, incluindo esfera, borboleta, solenoide, sanitária, guilhotina, plugue e muito mais. Muitas vezes, um atuador é conectado à válvula para administrar o controle de pressão e o controle de fluxo em aplicações onde é crucial que o valor real seja igual ao valor do ponto de ajuste.
O atuador de válvula pode ser operado por pressão pneumática ou corrente elétrica. Em seguida, ele transforma essa energia em movimento que altera ou move o posicionador da válvula para manter o ponto de ajuste que foi inserido pelo operador.
Existe atuador de válvula de vários tipos, sendo os mais comuns operados eletricamente e pneumaticamente.
Os atuadores operados pneumaticamente podem ser operados por diafragma para válvulas globo e gaveta. Normalmente, os atuadores pneumáticos são do tipo um quarto de volta para válvulas de esfera ou borboleta. Há também casos em que podem ser operados por cilindro para, digamos, válvulas de guilhotina.
Por fim, há também o atuador de válvula pneumático do tipo retorno por mola de ação simples ou ação dupla. E no caso de atuadores elétricos, eles podem ser classificados como tipo on-off ou controle (tipo modulante).
A escolha do tipo do atuador de válvula depende de como a planta é operada, ou seja, controlada por DCS ou PLC.
Se for um requisito simples, o atuador pode ser feito para operar em um sistema de interruptores de limite. Ao selecionar um atuador, o modo de segurança contra falhas (em caso de falha de energia, sinal ou ar) também deve ser levado em consideração, que é especificado pelos tipos “normalmente aberto” ou “normalmente fechado”.
Os atuadores elétricos e também pneumáticos são bastante conhecidos por seus diversos usos. Caso você esteja confuso sobre qual tipo de atuador dentre esses dois atende às suas necessidades, estamos aqui para ajudá-lo.
Um atuador de válvula elétrico é aquele que faz uso de energia elétrica para produzir energia mecânica. Enquanto, um atuador pneumático, é um atuador operado a ar, que converte a pressão do ar em força mecânica para operar a válvula.
Alguns pontos principais que podemos ressaltar entre eles são:
No que diz respeito à força e velocidade dos atuadores pneumáticos, vale a pena observar que eles oferecem mais força e velocidade por unidade de tamanho do que os atuadores elétricos. Pode-se ajustar facilmente a força e a velocidade dos atuadores pneumáticos. Assim, para quem precisa controlar e regular estes itens no sistema, deve optar por atuadores pneumáticos, sem dúvida.
Se você considerar os custos dos componentes de um atuador de válvula pneumático, você ficaria feliz em saber que eles são baixos. Já os atuadores elétricos têm um custo elevado de componentes e, portanto, são frequentemente evitados pelos usuários.
Apesar dos baixos custos dos componentes dos atuadores pneumáticos, seus custos de manutenção e operação são bastante elevados em comparação com os atuadores elétricos. Esses custos consistem em custos de reposição dos cilindros, despesas de eletricidade, instalação, manutenção da linha aérea etc.
Devido ao seu design perfeito que resiste ao superaquecimento, os atuadores pneumáticos são os preferidos por muitos. Em contraste, os atuadores elétricos podem tender a superaquecer. Então, se você quer um atuador de válvula que não superaqueça facilmente, opte pelo pneumático.
Outro ponto de diferença entre esses dois tipos de atuadores é sua resistência à umidade. Enquanto os atuadores pneumáticos são isolados ao ambiente úmido ou umidade, os atuadores elétricos precisam ficar bem longe da umidade.
Aqui é ponto para os atuadores elétricos. Os atuadores pneumáticos têm uma relação torque/peso alta em comparação com os atuadores elétricos. Por isso, considere bem a carga a ser aplicada.
Como vimos até aqui, mantenha todos esses pontos em mente e escolha aquele atuador de válvula que melhor se adapta às suas necessidades. Afinal, investir nessas ferramentas não é uma decisão fácil de se tomar! Portanto, considere todos os pontos de diferença e opte pelo atuador certo.
Pensando em sempre oferecer os melhores equipamentos do mercado, a Casa das Válvulas possui um inventário de mais de 4.000 itens, totalizando aproximadamente 150.000 válvulas nacionais e importadas e conexões à pronta-entrega.
A Casa das Válvulas nos últimos 3 anos, comercializou mais de 50 mil válvulas industriais, 230 mil conexões e 50 mil acessórios hidráulicos. Por isso, você também pode sempre contar com o apoio de nossa equipe de especialistas, para te orientar na escolha do melhor modelo e material!
Deixe um comentário