Flanges, tubos e conexões de aço inoxidável: 8 principais benefícios

Flanges, tubos e conexões de aço inoxidável: 8 principais benefícios

No mundo dos componentes de tubulação, os flanges, tubos e conexões de aço inoxidável são considerados como as melhores opções em vários contextos.

Se avaliarmos por setor, podemos destacar sua forte presença nas indústrias Química, Petroquímicas, de Papel e Celulose e Alimentícia. Essa preferência se justifica principalmente por seu alto poder de resistência e durabilidade.

Neste artigo, vamos evidenciar quais são os principais benefícios dos flanges, tubos e conexões de aço inoxidável e o porquê dessa afirmação.

Principais benefícios de tubos e conexões de aço inoxidável

  • Resistência à corrosão e oxidação: não apresentam ferrugens por conta da sua instalação;
  • Resistência à temperatura: o que torna esse insumo eficiente em condições extremas;
  • Resistência mecânica: adaptação nos processos mecânicos, superior a outros materiais;
  • Questão custo-benefício: manutenção e ciclo de vida longos;
  • Facilidade de limpeza e esterilização: o material facilita essas ações;
  • Alta performance: por ter em sua composição o cromo, somado a todas as características acima, apresenta destaque na aplicabilidade e rendimento;
  • Qualidade estética: dão mais elegância e beleza às instalações;
  • E o principal – imune à contaminação.

Esses atributos garantem a confiabilidade necessária para a condução de fluxos como água, vapor, gases e ar comprimido, pois não contaminam os produtos que comportam.

Muito se falou sobre durabilidade e resistência, mas isso está casado com o insumo específico desse aço. Podemos citar dois tipos de aço inoxidável muito utilizados para essas aplicações: o 304 e o 316L.

Esses produtos são classificados no mercado com base na norma criada pela AISI (American Iron and Steel Institute), que define a nomenclatura conforme elementos que compõem sua matéria-prima.

Aço inox 304

É inoxidável, não temperável, o que o torna de alta resistência contra deformações. Suporta agressões de substâncias como ácidos nítricos, soluções alcalinas, entre outros.

Aço 316L

Ótima qualidade em baixas temperaturas e boa conformabilidade.

Dica importante

Em todos os tipos de aço inoxidável, é necessário ficar atento a certificações utilizadas na fabricação desse material. Essas normas estarão atentas a medidas, formas de estocagem, manuseio, entre outras especificações.

Esses fatores impactarão diretamente na qualidade do material.

Conheça o portfólio da Casa das Válvulas. Temos as melhores soluções do mercado para atender às necessidades do seu projeto, nos mais diversos segmentos.

Deixe uma resposta

*