O que é e como utilizar o flange cego?

O que é e como utilizar o flange cego?

As flanges são conexões usadas para a união de dois componentes em um sistema de tubulação, permitindo a desmontagem em uma operação não destrutiva. Há diversos modelos, mas a do tipo cego (blind, em inglês) é a com maior popularidade no mercado, por ser fácil de operar. 

O flange cego é uma conexão sólida que não possui uma perfuração no centro. Sua função é bloquear uma seção e, consequentemente, a passagem dos fluidos da rede de tubulação, válvulas ou bombas. 

Além de não apresentar furo no meio e travar os fluidos, este componente é utilizado como final de linha e, em seções flangeadas, permite a limpeza da linha, possibilita a continuação futura da linha, simplifica a inspeção do flanger e é unido às estruturas por meio de parafusos, para que fique bem fixado e não ocorra nenhum tipo de vazamento.

Assim como outros componentes industriais, há modelos diferentes e específicos de flanges cegos. Antes de sair conectando o acessório no sistema de tubulação, verifique qual é o tipo de fluido e a pressão que será submetida na flange e diâmetro da tubulação. Entre os tipos existentes estão:

  • Flange cego com junta anel
  • Flange cego com ressalto
  • Flange cego com face lisa, ranhurada ou plana

 

Aplicações do flange cego nas indústrias

Usado para vedar uma tubulação, impedindo a passagem de substâncias de um lado para o outro, a principal vantagem de utilizar o flange cego é a de parar o fluxo de fluido na tubulação e, consequentemente, essa interrupção facilita a vantagem de limpar as tubulações. 

É justamente por causa dessa característica  que o uso desse componente pode ser aplicado na indústria de tratamento de água e esgoto, pois ele consegue segurar os resíduos pelo tempo necessário. No entanto, o seu uso também pode ser presenciado em outras indústrias, já que também serve para temperaturas e pressões elevadas, além de conduzir fluidos perigosos, como produtos inflamáveis, químicos e corrosivos.  

 

Conheça o flange cego distribuído pela Casa das Válvulas

Seguindo as normas de fabricação, por exemplo, ANSI, AWWA, DIN, JIS, os flanges cegos podem ser fabricados a partir de diversos tipos de materiais, como inox, carbono, ferro, entre outros. A Casa das Válvulas distribui a flange cego dos melhores fabricantes. 

A nossa localização estratégica em Contagem (MG), próxima às BRs 381, 040 e 262 e MG 040, facilita o trabalho de logística e das transportadoras, permitindo uma entrega mais rápida em todas as regiões do país. Nossa empresa está preparada e estruturada para atender seus pedidos e garantir a entrega dos seus produtos!

Deixe uma resposta

*