+55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 99342-0024
comercial@casadasvalvulasmg.com.br
As válvulas industriais são essenciais para manter o controle de vazão, temperatura e pressões em sistemas de fluidos. No entanto, para atingir esse objetivo, é necessário selecionar, instalar e manter as válvulas de controle corretas.
Quaisquer problemas operacionais nas válvulas industriais podem levar a colapsos em todo o sistema, incluindo afetar o produto. Como tal, obter uma compreensão completa das causas e sintomas de falha da válvula é essencial para a adequada manutenção do sistema.
Pensando nisso, nesse artigo vamos tratar de alguns pontos essenciais que você precisa ter atenção. Acompanhe!
A vibração da válvula é um ruído audível dentro do corpo da válvula causado pelas vibrações do plugue e/ou do fuso. Se não forem controladas, as vibrações podem causar danos aos componentes da válvula, reduzir a vida útil geral do equipamento e causar falhas em todo o sistema – tudo isso resulta em dispendioso tempo de inatividade para reparo e manutenção.
Existem várias razões pelas quais ocorre a vibração em válvulas industriais, incluindo o dimensionamento e orientação inadequados dos componentes. As forças conflitantes do fluxo do processo e a pressão da mola de retorno podem fazer com que o obturador da válvula salte dentro do corpo do instrumento, produzindo um som distinto de vibração.
Resolver esse problema requer a reinstalação da válvula na orientação correta, o que pode ser caro dependendo do tempo necessário para desligar e drenar o sistema. Como tal, é melhor garantir que as válvulas recém-instaladas e substituídas sejam dimensionadas e orientadas corretamente com base nos P&IDs (diagramas de posição e instrumentação) fornecidos para evitar a vibração da válvula.
O vazamento de fluido dentro das válvulas industriais pode causar uma variedade de problemas, como perda de pressão, instabilidade, bem como danos aos componentes e contaminação do processo. Com o tempo, esses problemas podem levar à falha completa do sistema.
Vazamentos de fluido ocorrem por vários motivos. Por exemplo, as vedações ou a porca do eixo podem estar danificadas ou soltas, ou o tamanho ou classificação da válvula pode não ser apropriado para o sistema. Existem duas medidas principais que você pode tomar para evitar o vazamento de fluido: realizar a manutenção programada e concluir os reparos necessários.
Dentro das válvulas industriais, plugues presos interrompem a atuação, resultando em mudanças no fluxo do fluido, pressão, temperatura e outras condições críticas do sistema. Esses problemas podem se traduzir em desempenho reduzido ou desligamento completo da planta.
Plugues presos geralmente ocorrem como resultado de uma das seguintes causas:
Independentemente da causa, a manutenção regular da válvula e de seus componentes minimiza o impacto no obturador da válvula e reduz o efeito no desempenho geral do sistema.
Os atuadores facilitam o movimento dos componentes das válvulas industriais, permitindo que o equipamento abra e feche conforme necessário. A falha do atuador interrompe as operações do sistema, pois as válvulas não terão mais força para operar. Problemas comuns em um atuador elétrico, por exemplo, podem incluir falha do motor ou grandes problemas elétricos.
Atuadores pneumáticos costumam ser fáceis de reparar e solucionar problemas usando kits de reparo de diafragma. Entretanto, atuadores elétricos são mais difíceis e caros de consertar. Nesse caso, pode ser mais econômico substituir todo o atuador elétrico.
O mercado possui modelos variados de válvulas industriais, mas ainda assim você deve escolher a mais adequada para o seu processo. Isso significa que não existe a válvula perfeita.
Portanto, antes de qualquer decisão, leve em consideração quatro regras básicas:
Ficou com dúvidas? A Casa das Válvulas está pronta para lhe atender e orientar sobre qual é o modelo mais assertivo para a sua operação. Entre em contato com nossa equipe através do nosso site e não esqueça de seguir a gente no LinkedIn.
Deixe um comentário