• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

Quando e porque utilizar o flange com pescoço (WN)

Quando e porque utilizar o flange com pescoço (WN)

Você sabe quando, porque e quais são os benefícios de se usar o flange com pescoço ou WN, como também é conhecido? Bem, antes de entender todas as funcionalidades deste modelo específico, vale a pena explicar o que são flanges.

Trata-se de acessórios usados em tubulações industriais, facilmente desmontáveis. São indicados principalmente para tubos a partir de ½ a 24 polegadas, os quais são ligados às válvulas e equipamentos, como bombas, compressores, tanques e vasos.

A partir desta rápida introdução, vamos ao tema deste artigo, onde responderemos a algumas perguntas essenciais sobre o flange com pescoço, suas características principais, materiais que o compõem, dimensões e benefícios de sua aplicação em diversas áreas.  

 

O que é o flange com pescoço?

Os flanges com pescoço são produzidos para unir dois componentes em um determinado sistema de tubulação, com a finalidade de transferir tensão para essas tubulações e, consequentemente, reduzir o excesso de pressão na base do próprio equipamento.

Ele é considerado um dos componentes mais eficientes do mercado, desde que, no entanto, seja instalado de forma correta, garantindo o seu pleno funcionamento. Isto se dá ao receber solda em forma de circunferência em sua área de pescoço, facilitando a execução de exame de solda por meio de raio X.

O flange deve ser produzido de maneira extremamente reforçada, uma vez que serve para suportar alta pressão em tubulações. Por isso, traz algumas particularidades tanto no que diz respeito ao material utilizado quanto às dimensões necessárias para sua fabricação, que são assuntos do nosso próximo tópico.

 

Materiais e dimensões

Para garantir uma estrutura robusta, o forjamento é considerado o melhor sistema de fabricação para flanges de aço de qualquer tipo. O modelo com pescoço é desenvolvido por meio de aço industrial (carbono, inoxidável ou liga de carbono nas bitolas de 1/2 a 24” e com classe 150# a 2500#), para evitar que haja distorção do material, quando submetido ao excesso de força que ocorre dentro das tubulações.

Essa funcionalidade permite que ele seja utilizado de maneira apropriada em sistemas marcados por pressão variada e intensa, suportando baixas e elevadas temperaturas. Também pode ser aplicado em segmentos que transportam substâncias explosivas e produtos inflamáveis.

Já os tipos de acabamento mais comuns precisam respeitar normas específicas, como a ASME/ANSI 16.5, que se refere ao volume de pressão variável de 150 a 2.500 libras, com ou sem ressalto. São eles:

– Acabamento de ranhura chamado de stok finish ou standard.
– Acabamento de ranhura espiral ou spiral serrated.
– Acabamento de ranhura tipo 125 RMS ou smoth finish.
– Acabamento de ranhura concêntrica ou concentric groove.

Contudo, existem outras normas construtivas para flanges, que definem dimensional, acabamento e material. Podemos citar como exemplos, as normas JIS, DIN, EN.

 

Quais são os benefícios em utilizar flanges com pescoço?

Por exibir tais características, o uso dos flanges com pescoço tem sido indispensável em uma série de tubulações e isto se justifica também por uma relação de custo-benefício atraente e uma série de benefícios, tais como:

– Alta robustez.
– Maior durabilidade.
– Resistência à corrosão, variação de temperatura e intensidade da pressão.
– Redução da ocorrência de erosões e choque de forças das tubulações.

Ainda tem dúvidas sobre as funcionalidades e benefícios do uso do flange com pescoço em sua empresa? A Casa das Válvulas dispõe de profissionais qualificados para te fornecer todas as informações necessárias.

Deixe uma resposta