Série especial: válvulas na indústria de alimentos

Série especial: válvulas na indústria de alimentos

A indústria de alimentos e bebidas é um conjunto complexo de diversos negócios que se unem para abastecer a população mundial.

O projeto dos equipamentos desempenha um papel importante no controle da segurança microbiológica e da qualidade dos produtos fabricados. Há inclusive um aumento no envolvimento de órgãos reguladores e consultivos na área de processamento e design higiênico.

As válvulas são componentes essenciais de todas as fábricas de processamento de alimentos e bebidas, e a qualidade dos equipamentos usados influencia muito na segurança microbiológica da produção. As válvulas usadas pela indústria de alimentos e bebidas podem ser categorizadas em duas subcategorias principais: contato direto e utilidades. Válvulas para uso de contato direto devem cumprir requisitos higiênicos estritos.

Válvulas de contato direto

Como o nome infere, esse tipo de válvula entra em contato direto com alimentos e bebidas, seja leite, refrigerante, condimentos ou outro item que escorra por tanques e tubulações. As válvulas de contato direto são regulamentadas por padrões regulatórios internacionais e locais de várias organizações independentes.

Essas válvulas devem ser fabricadas com muito cuidado para evitar partículas de alimentos ou produtos que permitam a coleta de bactérias. Os materiais usados ​​devem ser inertes ao produto e aos produtos químicos de limpeza, ao mesmo tempo que devem ser resistentes à corrosão e não tóxicos. As válvulas de aço inoxidável são a seleção mais popular para válvulas de contato direto na indústria de alimentos e bebidas.

Válvulas de serviços utilitários

O segundo tipo de válvula comumente usada na indústria de alimentos e bebidas é a chamada válvula de serviços utilitários. Essas válvulas não entram em contato direto com alimentos e bebidas, mas, em vez disso, controlam o fornecimento de vapor, água e outros recursos não alimentares necessários para a preparação, embalagem ou transporte de alimentos e bebidas.

Padrões de segurança em válvulas na indústria de alimentos

A segurança é sempre uma preocupação fundamental com o processamento de alimentos. Embora existam normas e regulamentos que regem muitos aspectos do processamento de alimentos, não existem muitas regras específicas e nenhuma que seja aceita mundialmente para lidar com a pureza e a qualidade do vapor que entra em contato direto com o alimento ou o processamento desse alimento.

Existem essencialmente três tipos de vapor usados ​​no processamento de alimentos: vapor limpo, vapor filtrado e planta de vapor.

Válvulas Solenoides para processamento de alimentos

Quando se trata de processamento de alimentos, uma das válvulas mais comumente usadas no mercado é a válvula solenóide. Muitas válvulas solenóides são projetadas para resistir a ambientes úmidos, corrosivos e temperaturas ambientes extremas. As válvulas solenóides são normalmente construídas em aço inoxidável devido às qualidades de resistência a contaminantes do aço inoxidável. Por essas razões, as válvulas solenóides são uma combinação perfeita para fins de processamento de alimentos.

Válvulas solenóides de aço inoxidável são geralmente usadas na indústria de carnes e abatedouros, fábricas de conservas de peixes, sistemas de salga, indústria de alimentos prontos e fábricas de conservas de frutas e vegetais.

Válvulas solenóides de aço inoxidável também são usadas em linhas de embalagem de salmão, sistemas de preparação de filé de peixe e sistemas de pasteurização que requerem válvulas de alta pressão.

Válvulas Esfera sanitárias para processamento de bebidas

As válvulas sanitárias são projetadas para uso em aplicações que requerem processamento limpo ou esterilizado. Para que uma válvula seja considerada sanitária, NÃO deve ter fendas ou cavidades para evitar que as bactérias se alimentam e se multipliquem. As superfícies molhadas (que entram em contato com o fluido do processo) devem ser polidas e seus raios devem ter um tamanho mínimo para evitar qualquer tipo de aderência ou aprisionamento. Válvulas de esfera sanitária fornecem fechamento hermético e controle característico.

Existem muitos tipos de válvulas sanitárias como globo, diafragma, mangote, guilhotina ou borboleta, apenas para citar alguns. Para fins de processamento de bebidas, é preferível usar válvulas de esfera sanitárias, pois elas possuem alta rangeabilidade devido ao design do elemento regulador, sem as complicações de cargas laterais típicas de válvulas borboleta ou globo.

Embora PVC, latão e outros materiais sejam aceitáveis ​​para uso em aplicações sanitárias, o aço inoxidável é o preferido pela maioria. Algumas das aplicações de válvulas sanitárias mais comuns são usadas no processamento de laticínios, fabricação de cerveja e fabricação de vinhos e destilados.

Variedade de válvulas na indústria de alimentos

Embora muitas das válvulas utilizadas no processamento de alimentos e bebidas sejam em linhas de vapor, esses não são os únicos processos que usam válvulas. Por exemplo, o criogênico (ou congelamento instantâneo) pode ser feito nas docas ou em enormes navios de processamento de pescado.

As válvulas utilizadas neste procedimento devem ser particularmente robustas para lidar com as temperaturas criogênicas. Válvulas borboleta, geralmente com corpos de aço inoxidável 316, são comumente usadas para controlar esse fluxo, e as sedes das válvulas geralmente são de metal porque são mais duráveis ​​nessas condições severas.

Já as válvulas de esfera são utilizadas com produtos abrasivos, como manteiga de amendoim e pigmentos, por exemplo.

O que tudo isso mostra é que o processamento de alimentos não poderia acontecer sem uma gama completa de válvulas, atuadores e controles e, à medida que os métodos melhoram, o mesmo acontece com o equipamento que torna esses métodos possíveis.

Temos uma grande variedade de fabricantes de válvulas que fornecem para as indústrias de processamento de alimentos que podem atender a essas exigentes condições. Por isso, se precisar, você pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas para te orientar sobre as melhores aplicações.

Deixe uma resposta

*