Cuidados durante a instalação de válvulas com haste horizontal

Cuidados durante a instalação de válvulas com haste horizontal

Quando se trata da instalação de válvulas lineares, a gravidade é nossa amiga. A instalação mais comum, e preferida para essas válvulas, é ter a haste na posição vertical. Essa orientação, com auxílio das leis da gravidade, alinha a haste ao disco e o disco às guias do corpo, o que mantém tudo na orientação correta ao longo dos ciclos aberto e fechado.

Por esse motivo, seria ótimo se cada válvula linear pudesse ser instalada na posição vertical da haste. No entanto, as realidades da construção da planta muitas vezes ditam as aplicações de instalação de haste horizontal, por exemplo.

Então, qual é o problema das válvulas serem colocadas de lado, deitadas para trás ou para frente? Elas não deveriam operar em todas as posições adequadamente? A resposta é sim, não, talvez e depende. Acompanhe mais sobre isso logo abaixo.

Normatização para a instalação de válvulas

A norma 600 da American Petroleum Institute (API), que trata de válvulas gaveta de aço, extremidades flangeadas e soldadas de topo, com tampo ​​aparafusado ​​afirma que as válvulas construídas de acordo com esta norma devem ser capazes de operar em todas as orientações. Mas, às vezes, essa “operação” tem um preço doloroso em termos de danos à válvula operacional.

A última edição do API 600, publicada em janeiro de 2015, inclui requisitos adicionais projetados para ajudar as válvulas a operar na posição horizontal. O parágrafo 5.6.3 afirma que:

O corpo e a comporta devem ter superfícies de guia para minimizar o desgaste das sedes da comporta durante a operação da válvula, para posicionar com precisão a comporta ao longo da distância percorrida até sua sede e para garantir o alinhamento da comporta e da haste em todas as orientações sem travamento da gaveta ou escoriações. Para os tamanhos DN 650 (NPS 26) e superiores, no mínimo, as guias de cunha e as guias do corpo devem ser endurecidas e usinadas com tolerâncias e folgas adequadas para permitir a operação adequada da válvula em qualquer orientação, incluindo os efeitos de desgaste ou escoriação.

instalação de válvulas com haste horizontal

Problemas de travamento por má instalação de válvulas

Um revestimento duro ajuda bastante, mas não pode remediar totalmente o problema de travamento, no qual o disco da válvula balança dentro das guias durante o ciclo de abertura fazendo que o disco morda a área da guia do corpo, travando o disco e impedindo a válvula de operar adequadamente.

Em casos graves, essa ação pode desorientar a conexão do disco da haste e criar tanta tensão que a haste chega a quebrar. Este é um problema especialmente para hastes endurecidas (e quebradiças).

Embora travamentos ocorram especialmente quando a haste está na horizontal e o fluxo também é horizontal (com o acionador para o lado), instalação de válvulas com haste horizontal e fluxo vertical também podem ter problemas.

Assim, guias ásperas ou desalinhadas podem fazer com que o disco engate nas sedes do corpo em um ângulo desfavorável, causando danos potenciais às sedes ou ao disco. Além disso, outros problemas, como diâmetros internos do corpo incompatíveis e fundições do castelo, podem impedir que os discos se movam adequadamente.

Outro grande problema na instalação de válvulas com hastes alinhadas horizontalmente ocorre devido à usinagem inadequada ou desalinhamento dos componentes durante o processo de fabricação. Embora a grande maioria das peças individuais possa atender às tolerâncias de projeto para cada componente, ocasionalmente os deslocamentos de tolerância individuais, quando somados, podem causar grandes problemas de desalinhamento.

Esse problema realmente vem à tona quando as válvulas têm atuadores instalados. Nesta situação, não há sutileza no movimento da haste acionada pelo atuador e ela arrastará ou empurrará a haste através, sobre ou ao redor de qualquer coisa em seu caminho.

Quando as hastes são severamente arranhadas, a válvula deve ser desmontada e a haste reparada ou substituída. A válvula também deve ser testada novamente. Todas essas etapas significam custos desnecessários.

Evitando problemas na instalação de válvulas

A melhor maneira de garantir que a haste da válvula esteja devidamente alinhada e não sujeita a arranhões é realizar um teste de ciclo manual e pré-acionamento, enquanto examina a haste em busca de defeitos conforme ela se move, no momento da instalação de válvulas.

Este pré-teste deve ser realizado com a haste da válvula na posição vertical para o melhor alinhamento possível. Se nenhum dano visível for detectado, o atuador pode ser instalado. Mas, se ocorrerem arranhões, é hora de interromper a instalação do acionamento e determinar o que está desalinhado.

Normalmente as grandes válvulas são enviadas das fábricas em caixas na posição horizontal. Esse período prolongado de tempo no transporte, com uma carga de compressão excêntrica na embalagem, pode fazer com que a haste literalmente saia do alinhamento adequado.

Nesse caso, se a haste estiver deformado a gaxeta por causa do longo período de compressão, vibração, entre outros, há muito pouca chance de que a gaxeta forneça a contenção correta.

O ideal é que os usuários finais informem, por meio da cadeia de suprimentos quando a instalação de válvulas for feita na posição horizontal. Isso pode alertar o fabricante para tomar medidas extras para confirmar a operabilidade horizontal da válvula.

Para aqueles que trabalham com grandes válvulas, o pré-teste manual da haste deve ser considerado. Além disso, o processo de atuação deve ser realizado na posição vertical da haste, se possível.

Em um mundo ideal, as guias do corpo da válvula de gaveta seriam todas usinadas e as tolerâncias seriam mais rígidas. As dimensões entre a bucha do garfo, haste, caixa de gaxeta, corpo e castelo também seriam mais justas e os atuadores seriam todos montados na posição vertical. No entanto, no mundo real, temos que estar atentos na instalação de válvulas para casos de projetos especiais.

Cuidados e válvulas de qualidade

Com isso que temos visto, um fato é certo: o custo para remover uma grande válvula de gaveta com problemas do meio de uma planta pode ser muito alto. Isso porque envolve montadores capacitados, além de um guindaste para remover a válvula para reparo.

Por esse motivo, tomar algumas medidas extras e precauções antes da instalação ou durante o processo de reparo para garantir a operação adequada da válvula gaveta em todas as orientações pode ser um dinheiro muito bem gasto.

Outro ponto de grande importância, claro, é focar na compra adequada de cada modelo de válvula. Marcas confiáveis e com bom acabamento ajudam muito a evitar problemas de acabamento que afetem a abertura e fechamento das guias.

Antes de fazer a aquisição de qualquer dessas válvulas, você pode contar com a consultoria especializada da equipe da Casa das Válvulas para te ajudar e orientar na melhor escolha de produtos, suprimindo problemas na instalação de válvulas com haste horizontal.

Deixe uma resposta

*