O que é uma válvula mangote e como ela pode ser utilizadas?

O que é uma válvula mangote e como ela pode ser utilizadas?

Usadas para a extração de recursos minerais, a válvula mangote é ideal para isolar e controlar produtos abrasivos, corrosivos ou viscosos. Sua grande vantagem é a mínima resistência ao atrito e não entupimento devido a sua característica de “fluxo livre”, pois sua passagem nominal equivale praticamente ao diâmetro da tubulação.

Conhecida como válvula de diafragma tubular, esse componente tem baixo custo de manutenção, porque somente o mangote entra em contato com os líquidos ou polpa. Fabricado em borracha sintética ou natural, o componente é responsável por fazer a compressão e descompressão.

Outras características da válvula mangote

Como o mangote é a única peça que sofre atrito com o líquido ou polpa, esse componente pode ser facilmente substituído sem precisar parar a máquina por horas ou dias.  As válvulas mangote possuem dois modelos construtivos, as de corpo aberto e corpo fechado. 

Entre as características que compõe ambos os tipos, o seu acionamento pode ser feito manualmente por volante ou pneumático. Com relação à temperatura, os modelos podem operar com temperatura de 70°C para mangotes em borracha natural e até 90ºC para as de borracha sintética.

O que diferencia os modelos são os materiais de fabricação e as normas das flanges. Enquanto a válvula mangote de corpo aberto é fabricada em chapa de aço carbono, as de corpo fechado são feitas de ferro fundido ASTMA48. 

Os flanges para a válvula mangote de corpo aberto de baixa pressão devem seguir a norma ANSI BI 6.5- 150 PSI e para alta pressão, conforme a norma ANSI BI 6.5-300 PSI. Para as de corpo fechado, os flanges são produzidos, conforme a norma ANSI BI 6.5- 150 PSI.

Acessando o artigo “Processos de polpa de minério: selecionando a válvula certa para a operação”, é possível conferir outras características.

Em quais indústrias a válvula mangote pode ser utilizada e quais são os benefícios?

Conforme adiantado no início, a válvula mangote podem ser aplicadas para o segmento de mineração, mas o seu uso não se restringe somente a essa aplicação. Esse componente também pode ser implantado nas indústrias metalúrgica, siderúrgica, química, alimentícia, cimenteira, de tratamento de água e esgoto, de plásticos, cerâmica, entre outras. Os benefícios do seu emprego são:

  • O fluxo linear evita a perda de carga e turbulência na linha.
  • Atua como junta de expansão, compensando forças axiais e vibrações.
  • Mangote de elastômero adequado a cada tipo de ação.
  • Construção robusta e manutenção simples.
  • Fluxo livre, sem obstruções.
  • Ausência total de vedação. 

Conheça as válvulas mangote distribuídas pela Casa das Válvulas

A Casa das Válvulas distribui as válvulas mangote dos melhores fabricantes do mercado. A nossa localização estratégica em Contagem (MG), próxima às BRs 381, 040 e 262 e MG 040, facilita o trabalho de logística e das transportadoras, permitindo uma entrega mais rápida em todas as regiões do país. Nossa empresa está preparada e estruturada para atender seus pedidos e garantir a entrega dos seus produtos!

Deixe uma resposta

*