Série especial: válvulas na indústria de papel e celulose

Série especial: válvulas na indústria de papel e celulose

Em geral, todos os processos químicos, como na indústria de papel e celulose, precisam de válvulas adequadas para que sua operação ocorra de maneira eficiente e correta. Isso permite o máximo de aproveitamento do capital investido, proporcionando lucratividade em sua produção.

No Brasil o mercado de celulose e papel representa geração de empregos, investimentos e avanços que fazem do setor um dos pilares da economia nacional.

Sendo assim, o setor precisa de investimentos em bons equipamentos e as válvulas fazem com que o tempo de retorno de capital seja reduzido, podendo assim viabilizar a continuidade da operação.

Entretanto, as vantagens do uso de válvulas na indústria de papel não param por aí, as válvulas vêm revolucionando a fabricação de papel e celulose, bem como em outros ramos industriais.

Isso porque a estrutura de projetos está passando por mudanças. 

No caso da indústria de papel, as válvulas industriais auxiliam no controle da gramatura, da erosão e na capacidade de produção desses produtos. Saiba mais sobre as válvulas na indústria de papel a seguir.

Etapas da produção de papel e celulose

A produção de papel ocorre por meio de vários processos. Eles podem ser contínuos ou em batelada, conectando diversos setores diferentes. Resumidamente buscam transformar a madeira, convertida a uma matéria-prima fibrosa, em celulose e, após isso, produzir o papel. O tipo de madeira e opções de processamento mudam com a variedade e qualidade final do produto.

Já os equipamentos de fabricação na indústria de papel devem ter alta disponibilidade operacional. Portanto, além de ser altamente precisa, a tecnologia de medição usada também deve ser robusta, ter estabilidade de longo prazo e ser de fácil manutenção.

Nesse ponto é preciso contar com uma linha de instrumentos que ofereça medições estáveis ​​e precisas nessas condições severas de processo e ambientes adversos para aplicações como nível, fluxo, pressão, temperatura, consistência, detecção de gás, monitoramento de emissões, entre outros.

Válvulas utilizadas na produção de papel e celulose

A indústria de papel segue em constante evolução, por isso, exige equipamentos específicos como as válvulas industriais. Deste modo, a escolha da melhor opção para esse setor está diretamente ligada a esses princípios, são as válvulas que garantem a qualidade e eficiência de todo processo da indústria. 

As válvulas automáticas são as mais utilizadas na indústria de papel, e tem como principal objetivo o controle de fluxo, pois opera em duas posições, total aberta ou total fechada. As válvulas mais usadas na indústria de papel e celulose são:

  • válvula esfera;
  • válvula borboleta;
  • válvula macho;
  • válvula globo;
  • válvula gaveta;
  • entre outras.

As válvulas para este setor precisam ser montadas com atuador pneumático, elétrico ou hidráulico podendo assim agregar em sua montagem indicador de posição com sensores de fim de curso.

Todas essas válvulas industriais destacam-se pelas seguintes características:

  • Peças construídas com materiais resistentes a abrasão e com alta durabilidade;
  • Função teclado bloqueado;
  • Baixo consumo de energia;
  • Indicador LED que mostra quando a válvula está em funcionamento ou em etapas de regeneração.

Por se tratar de um equipamento versátil, as válvulas industriais são aplicadas em diferentes setores, completando as mais diversas situações específicas desta indústria.

Melhores escolhas em válvulas na indústria de papel e celulose

Para quem trabalha no setor de papel e celulose, cabe a responsabilidade de entender o desempenho mecânico de cada válvula, sejam elas válvulas manuais ou automáticas, para investir em opções confiáveis, possibilitando operações bem-sucedidas. 

O primeiro quesito para lhe ajudar nessa escolha é determinar a função e a melhor aplicação para o equipamento. Sendo assim, antes de escolher você deve analisar qual a sua necessidade, se você precisa de uma válvula de controle, desvio ou isolamento.

Depois é preciso avaliar as condições do processo, identificando pressão, dimensão do componente, acessibilidade, compatibilidade química e faixa de temperatura.

Se você ainda tem dúvidas sobre as válvulas na indústria de papel e celulose, a Casa das Válvulas possui uma equipe de especialistas prontos para te orientar sobre as melhores opções do mercado! Entre em contato e conte com nosso apoio!

Deixe uma resposta

*