Conheça os tipos de conexões e a diferença entre cada uma

Conheça os tipos de conexões e a diferença entre cada uma

As Conexões Hidráulicas são peças que servem para conectar/fazer a junção de tubulações e outros equipamentos. Elas têm a função de conduzir fluidos como ar, óleo e combustível.

Existem vários tipos de conexões de extremidade que uma válvula pode ter. Dependendo das aplicações para as quais as válvulas estarão sendo usadas, você pode escolher o tipo mais apropriado para unir os componentes.

Para que desempenhem seu papel de forma eficaz, as conexões precisam ser fabricadas com materiais de qualidade e devem suportar diferentes valores de pressão para que não haja vazamentos.

Nesse artigo, vamos apresentar alguns dos principais tipos de conexões de extremidade de válvula e a diferença entre elas. Acompanhe!

Conexões de extremidade para válvula flangeada

Essas são uma das conexões mais fáceis de serem instaladas ou desinstaladas em um tubo. Essas também são uma das conexões finais mais comumente usadas no momento. Uma vez que os flanges são fixados ao tubo, a montagem ou desmontagem é rápida e fácil. Geralmente, estão disponíveis em tamanhos a partir de ½”.

Um ponto importante a ser mencionado sobre esses tipos de conexões de extremidade é que elas são fixadas com vários parafusos. Portanto, eles precisam de menos torque de aperto do que o necessário para uma conexão de extremidade roscada, por exemplo. Consequentemente, as conexões flangeadas podem ser usadas com eficácia para vários tipos de válvulas.

Conexões de extremidade de válvula roscada

Esses tipos de conexões de extremidade são adequados para sistemas de tubulação de baixa pressão. São acessíveis e garantem uma montagem rápida aos usuários, sem qualquer dificuldade.

Em alguns casos, essas conexões podem ser soldadas ao redor da junta, após sua montagem. No entanto, isso não é muito prático, pois pode causar alguns problemas no uso eficiente desses tipos de conexões de válvula.

Conexões de extremidade de válvula com solda de encaixe

Esses tipos de conexões são com um “soquete” de modo a ter uma extremidade de encaixe plana para o tubo. Eles são usados ​​em válvulas feitas de aço e para aplicações que trabalham com alta pressão e/ou temperatura, além de sistemas que não requerem desmontagens repetidas.

Esses tipos de conexões garantem vedações à prova de vazamentos por um longo período de tempo.

Conexões de extremidade de válvula com solda de topo

Esses tipos de conexões de extremidade são projetados de forma que cada extremidade da válvula seja chanfrada para coincidir com a espessura e o chanfro do tubo. Depois disso, as duas extremidades são conectadas ao tubo e soldadas.

São utilizadas essas conexões em válvulas de aço e, por possuírem maior resistência, são perfeitas para aplicações que requeiram maior pressão e/ou temperatura nas tubulações. Além disso, são ideais para todos os tipos de válvulas e para uso em áreas onde a desmontagem repetida também não é necessária.

Grande variedade de válvulas com todo tipo de conexões

Pensando em sempre oferecer os melhores equipamentos do mercado, a Casa das Válvulas possui um inventário de mais de 4.000 itens, totalizando aproximadamente 150.000 válvulas nacionais e importadas e conexões à pronta-entrega.

Contamos ainda com entrega Just-in-Time para todo o Brasil, sendo mais de 500 toneladas de conexões, mais de 1000 modelos distintos de válvulas e todos os tipos e modelos de adaptadores e acessórios hidráulicos industriais

A Casa das Válvulas nos últimos 3 anos, comercializou mais de 50 mil válvulas industriais, 230 mil conexões e 50 mil acessórios hidráulicos. Por isso, você também pode sempre contar com o apoio de nossa equipe de especialistas, para te orientar na escolha do melhor modelo e material!

Deixe uma resposta

*