• +55 (31) 2565-2005 | +55 (31) 9 9342-0024
    comercial@casadasvalvulasmg.com.br

ROSCA BSP E NPT

Sistemas de pressão na indústria utilizam diferentes formas de vedação, dependendo da região geográfica, tamanho do sistema e a pressão ambiente. Existem diferenças regionais nos tipos de vedação, bem como preferências da indústria. Por exemplo, muitos sistemas de pressão a bordo de navios, utilizam adaptadores BSP, enquanto muitas aplicações na indústria de petróleo e gás usam NPT. Um estilo de vedação não é melhor do que outro, cada estilo tem sua aplicação.

  1. Rosca NPT

NPT (Nominal Pipe Thread) – Norma: ASME / ANSI B1.20.1.

São o tipo mais popular de vedação para sistemas de pressão nos EUA e Canadá. Conexões NPT, têm uma rosca cônica em cunhas para a conexão fêmea. Elas vedam devido ao “princípio de arredondamento” que significa que o macho estende o encaixe fêmea, apertando até que a conexão possa segurar a pressão. Um veda-rosca é necessário para “selar”, mas apenas 2 voltas de veda-rosca é necessária. Mais do que isso pode vazar em torno da veda-rosca.

  1. Rosca BSP

BSPT (British Standard Pipe Thread) é semelhante ao NPT, exceto por uma diferença importante: O ângulo entre o pico da rosca é de 55 graus em vez dos 60 graus como no NPT. Aplicação do Veda-rosca é necessário para selar o encaixe macho e fêmea.

BSPP (British Standard Pipe Parallel) é o mais popular no Reino Unido, Europa, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. É um encaixe de rosca paralela, que utiliza um anel de vedação para fazer a selagem. Este anel de vedação é prensado no meio do encaixe macho e a face do encaixe fêmea e é espremido no local. O maior inconveniente e que um aperto maior pode danificar o anel de vedação ocasionando vazamento.

ROSCA BSP E NPT Download